quarta-feira, 29 de julho de 2009

Mobile Rescue

Estou doida pra contar minhas impressoes dos consumidores de cafe, mas o sono nao me deixa fazer muito por enquanto. Essa vida de acordar as 5 e meia da manha nao eh facil nao, vou ter que me associar a categoria dos funcionarios de cantina. Trabalhar com comida faz vc cutucar comida o dia todo, mas agora ta comencando a enjoar, e mesmo engordando com os brownies e fritas, as pernas tao ficando duras de tanto ficar de pé.

Mas antes de abrir a vida de cafezinho preciso dizer que um problema foi resolvido. Depois de esquecer a chave de casa dentro de casa e ser largada pelas amigas num domingo a tarde (o que me enfureceu de forma que eu nem imaginava), percebi que sem celular nao dava mais pra ficar, e valeria qualquer coisa resolver isso.

Bom, no sabado a noite, voltando pra casa depois de uma baladinha, estava eu e Camila paulista tirando foto na rua (uma escada iluminada numa galeria do centro) e um moco veio bater um papo. Resumindo, o moco queria um abraco, eu dei (afinal, com 6 meses de 0 a 0, a gente abraca ate estatua), dai pediu o telefone e contei que nao tinha mais. Ele sacou um aparelho do bolso e me vendeu por 20 dolares. Bom, era um Nokia, o que todos sabemos que nao da problema nunca. Aceitei. No dia seguinte comprei o chip necessario de outra companhia (aqui eh complicado desbloqueio, e a companhia q eu usava so aceita 3G, nao desbloqueia , um saco...). Comprei um carregador Nokia e credito. Esperei pacientemente (uhum) o celular ser carregado e fiz o que era necessario. O telefone parece que esta cheio de agua por onde sai a voz. Nao taquei nada na parede, mesmo ja estando estremamente irritada por conta do domingo todo.

Uma amiga conseguiu um Nokia velho, da companhia que eu usava, sendo possivel eu recuperar meu numero. Fui na loja, fiz tudo que era necessario. Nao comprei credito, mas na terca eu estava comunicavel novamente, o que foi bom, pois novamente esqueci a chave de casa dentro de casa, e consegui localizar minhas flatmmates. O aparelho em questao esta com um rachado na tela, entao fui comprar uma nova carinha, assim retribuia o favor da amiga devolvendo o cel bonito, e nao me preocupava em piorar o estrago (sim, o fator principal é que ele fica lindo).

Na loja que fui, perguntei se eles poderiam desbloquear meu aparelho do Brasil, fiquei feliz em saber que sim. Alem de ser meu aparelho favorito, eu nao dependeria de favor (que sempre pode dar problema) e teria novamente minha musiquinha tema tocando (1000 miles). Mas estava sem o aparelho no momento.

Hj, quarta feira, cansada DEMAIS, voltei na chinatown pra desbloquear o aparelho. Ele olhou, pegou o chip da companhia 3 (tres eh o nome da companhia que eu usava) e falou: "nao eh possivel, seu telefone nao eh 3G". Antes de gritar, quebrar a loja da 3 que estava à metros de la, eu perguntei: "e o chip da outra companhia, posso usar?". Felizmente eu podia! Ja tinha comprado o tal do chip e o credito pra usar no aparelho do grego da madrugada, entao, da na mesma ne.

Enfim, sou uma menina completamente comunicavel agora, pago um absurdo pra mandar sms pros meus amigos que sao todos da 3, mas resolvi o problema que ja estava me cansando.

Final de semana eu vou finalmente conhecer a neve, realizarei um grande e antigo sonho, que bom, que estarei com celular caso me perca no meio da montanha das criancas...

quinta-feira, 23 de julho de 2009

DESABAFO (MESMO)

Preciso fazer o primeiro grande desabafo. Quem lê esse blog pensa que é tudo desabafo, mas não é não, o que faço aqui é apenas narrar fatos com muuuito ponto de vista.

O desabafo é aquela sensação de nó no peito, quando a cabeça corre feito louca e vc só precisa vomitar essa sensação, sem expectativa de respostas ou compreensões alheias.

Quem escuta muitos (todos) desses momentos é a brasileira que mais tenho contato: minha prima que mora na Franca (e viva a era tecnológica). Mas falamos rapidamente e depois mudamos o rumo da proza. Outra pessoa ativa nesses momentos são asminhas Camilas da Austrália, essas é que estão dando conta das mudanças de humor e cara fechada que ando estampando em meu ser esses dias. Confesso que por estar de TPM muitos pensamentos precisam ser ignorados, e com isso fica claro que não sou uma pessoa apta a menstruar.
Bom, vamos ao desabafo: EU NÃO SEI O QUE QUERO! Parece simples né....não é. Tentei colocar a decisão na “mão do universo”, santa inocência, o universo ADORA rir da minha cara, imagina quando ele me vê confusa, deve ser stand-comedy pros anjos.

Estou eu aqui, num famoso Paraiso, e que está bem claro que não me encantou. Estou trabalhando, arduamente, acordando as 5 e meia da manha, pra ter dinheiro. Com isso vou poder viajar pra muitos lugares, comprar (comprar, comprar, comprar). Coisas que amo e adoraria fazer desde que cheguei.

Mas a saudade de tudo no Brasil me consome. Mais que tudo, a saudade do amor. O amor da família e dos meus amigos, como é grande!

Meu objetivo está cumprido, conclui meu curso. To pronta pra voltar, mas adoraria viajar um pouco, ver o que ainda nao vi.

Já sei que independente do tamanho da oportunidade o que conta é meu coração, e ele não esta aqui.

O trabalho q to fazendo é tranquilo, engracado as vezes e completamente despretencioso e descomprometido.....me peguei com raiva das pessoas que se metem no meu cafe e to doida pra espuma ficar cremosa......pois é, ate pra fazer café eu me comprometo. Que saudade do compromisso profissional, aquele que vc realmente se importa se está bom ou não, afinal depois de me ver com raiva e lutando pra fazer uma espuma percebo novamente que É SÓ UM CAFÉ.

Vi que a menina que me substituiu na Samsung é hoje gerente de promoções na Semp Toshiba. E eu to aprendendo a fazer café e ouvindo: “não faca assim ou assado, eu não te pago pra isso” (ah, como dói ouvir isso).
Confesso que sinto uma falta grande do meu trabalho, da minha área, nem eu sabia que gostava tanto de trabalhar com comunicação, e isso não inclui customer service.

Escutar algumas frases jargão também já é inútil pois elas já tem resposta:
“pensa na experiência que vc ta tendo, uma experiência de vida” – FALA SERIO!!! Já lavei, já passei, já cozinhei, já lavei banheiro, já cortei o cordão umbilical - O QUE PRECISO REGISTRAR, A SENSACAO DE FALAR PRA SUA MAE QUE VC TA PENSANDO EM FICAR MAIS TEMPO FAZ VC SANGRAR POR DENTRO.

“aproveita pra viver num lugar onde ninguém te conhece” – EU SOU PAULISTANA, se eu for pro bairro do lado e posso dançar macarena pelada na rua ninguém vai saber quem eu sou! E desde quando eu faço coisas com medo das pessoas, tudo que eu faço eu quero mais é sair contando, essa é a graça, isso eterniza uma situacao.

“aproveita pra mudar sua vida” – Sim, essa frase eh do meu pai, e ele ta dizendo pra eu emagrecer. Tem 30 anos....minto, 17 anos, que eu luto com meu peso, vai ser aqui com uma ansiedade e saudade enorme que vou quebrar todos os meus vícios?......olha a ilusão ai de novo....

Dentro desse cenário todo foi delicioso ouvir da minha avó de patos de minas (que me vê uma vez por ano no maximo) me dizer: volta pra casa Juju! Ela nao sabe das minhas duvidas, simplesmente falou, não pensou no que é “melhor”, no que é certo ou justo, ela só falou o que sente - lindo!

Como eu disse, esse blog é um desabafo apenas, sem pretencao de comentários ou conselhos. Joguei a escolha pro universo e ele me respondeu me dando duas opções: voltar ou ficar (na caaaara!).

E ainda na fatasia de nao ter que tomar decisao, eu culpo a TPM!

domingo, 19 de julho de 2009

SÓ UM CAFÉ

ESTOU DE TPM
Eh oficial, tanto mau-humor so pode ser TPM.

Arrumei um novo emprego, na cafeteria de uma escola técnica estio SENAC (vários campus com mtos prédios).Portanto agora eu faço café de maquina.

O problema é estar com TPM e ter que aprender com uma iltaliana arrogante como se faz um café. Pior que isso, ela e a libanesa descordando de algo e dizendo uma pra outra: eu faço café há 11 anos, a outra revidou: eu faço a 17. Eu com cara de: VCS DEVEM TA BRINCANDO NE?! Pareciam 2 neurocirurgiões querendo defender a melhor forma de retirar um tumor do cérebro.

Eu fiz 3 dias de treinamento. Com isso já aprendi 4 temperaturas perfeitas do leite. Sim, pq cada um toca a jarra e diz qual eh a melhor temperatura.

Minha flatmmate que trabalha na mesma rede e me indicou pro trabalho me deixa tranqüila o tempo todo dizendo que com o tempo vou saber essas coisas. Foi ela tbem que me explicou os diferentes tipo de café: cappuccino, latte, flat White. O interessante é que todos eles são CAFÉ COM LEITE. So muda o topo (com espuma, sem espuma, com chocolate...). Tem também o log Black (que toda fez que faço peco perdão a Deus de entregar aquilo pra um cliente, eh café expresso com muuuuita água), short Black, maquiato, mochachinno. Depois de toda as explicações e abreviações utilizadas eu olhei pra minha professora e disse: mas....É SÓ CAFÉ!!!

Daí vc pensa: ok, é tudo café com leite, com ou sem chocolate. Mas daí tem os leites: skim, regular e soy. E os tamanhos: large e small. Simples! Tudo bem simples. Mas a primeira vez que alguém te pede um ‘large skin flat White one sugar very hot’, vc pensa: meu Deus, É SÓ CAFÉ!!!

Bom amanha começa oficialmente, o lugar é cheio, as pessoas gritam, e as vezes 2 pessoas vem me ajudar que claro, so faz me confundir. Eu ainda estou de TPM e bem preocupada se não vou jogar tudo no chão e gritar em português: É SÓ CAFÉÉÉÉ!!!!

Final de semana eu tenho vivido aventuras. Semana passada eu e camila matamos uma aranha enorme. Ok, foi a Camila, pq eu me borrei toda. Ela pensou no final que a aranha já ate tava morta, mas não não, ela tava grudadinha na parede, com enoooromes garras vermelhas que saiam de sua boca, impossível estar morta. Foi muito bravo de minha amiga.

Ontem mais uma aventura na natureza: fomos ate a praia aproveitar o dia de sol. Ainda esta muito frio, mas o dia estava belíssimo. Ela usava jeans e eu moletom, não tem porque passar frio na praia. Comprei um cigarro, jogamos as cangas na areia e la ficamos batendo papo. A camila estava numa ressaca absurda, que depois concluímos que so pode ser algum tipo de alergia a vinho (meia taca de vinho a fez passar o dia péssima com mais ou menos 15 vomitadas bem substanciosas mesmo com o estomago completamente vazio).

Com esse mau estar a camila tirou um cochilo e eu resolvi curtir minha saudade do Brasil ouvindo um samba. Ficamos com os pés pro mar, e na beira da minha canga estava meu celular, cigarro , bolsinha com dinheiro e tênis. De repente a camila acorda num salto chamando por Deus e eu sinto uma onda me banhar ate a bunda. Eu numa manobra ninja tentei pegar a ponta da canga no meu PE e jogar por cima da minha cabeça afim de salvar meus pertences. Nesse momento eu consegui cair na areia, ainda não entendi como pois estava deitada, mesmo assim eu cai, e a parte de cima da roupa ficou empanada. Levanto rapidamente sem nem sentir água ou areia e corro pro mar pra salvar tudo que a água estava me levando. Três crianças me ajudaram a recuperar o dinheiro (ainda bem que aqui eh de plástico) e o maço de cigarro ensopado. Meu celular virou minha oferenda pra Iemanja do Pacifico.

De pé na areia com duas cangas completamente molhadas e sujas de areia, com a roupa empanada e molhada a camila olha pra mim e diz: “amiga, preciso vomitar”, e agachou-se e vomitou. Comprei outro maço de cigarro e caminhamos ate em casa, parecendo duas maltrapilhas loucas, louca pra chegar em casa pra tomar SÓ UM CAFÉ.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

update - aprendizados

Já faz tempo q não apareco por aqui, como escrevi em outra postagem estou meio sem assunto, mas existem algumas atualizações.

As aulas estão chegando ao fim, e isso so faz a pessoa ter ainda mais preguiça de ir pra escola. Já cheguei à uma importante conclusão: EU ODEIO AULA. Odiava quando criança, odeio agora. Fazendo uma retrospectiva mental aqui me lembro de ter começado inglês, moda, fotografia, locução e faculdade. Nunca gostei de nenhum, sempre faltei, sem contar os que eu larguei. Então já sei que não adianta forçar, eu odeio escola.

Outra grande percepção desses meses é a resposta daquela duvida filosófica: porque estou na Terra? Ta, falando a verdade eu não desvendei esse mistério taaaao profundo, mas parte dele sim: Porque eu nasci brasileira? Não foi um acidente ou uma atitude aleatória. Eu adoro tudo que é do meu pais (Exceto futebol, e vou contar, falar isso aqui é mais impactante que falar no Brasil).
A primeira vez que ouvi no mp3 a Elba Ramalho cantar Banho de Cheiro, eu chorei. Ta, eu sei que não eh nada comum, mas eh uma versão ao vivo e ela fala brasil, brasil, brasil....nao tive como controlar, lagrimas rolaram na estação de trem. Ontem eu conheci o projeto do Monobloco, engraçado não ter conhecido isso em casa, mas ter que vir ate aqui pra isso. Bom, foi incontrolável, eu estava de pijama e sozinha em casa, daí me vi pulando no sofá. De repente estava cantando com eles, como se eu tivesse numa graaaande roda de samba (interessante, senti que minha voz parecia mto com a da Beth Carvalho). Daí resolvi ser mais ousada, afinal estava sozinha não eh mesmo?! Sabe aquele texto bonito de ppt que diz que vc tem que dançar como se ninguém tivesse olhando? Pois eh, eu o fiz, dancei como se ninguém tivesse olhando. Foi maravilhoso, e confesso que fiquei com vergonha do sofá, da TV e da mesinha. Acho que fiquei com vergonha de Deus, afinal ele está em todo o lugar ne.

Bom, com isso conclui que sou brasileira, não posso ouvir um batuque que perco a razão.

Fui na salsa novamente (diferente da que eu tinha ido). Entrei na salsa dizendo que era sem sentido estar nesse lugar sem meu amigo Daniel. Fui apenas com uma amiga, o que foi ótimo pq conversamos com australiano e londrino, resumindo falamos em inglês. Infelizmente (ou felizmente) eu não consegui nem dançar no meu próprio lugar (sabe aquele coisa de vc ficar movimentando o quadril sozinha sem a menor pretensão de chamar atenção de alguém). Acho q o dancar como se ninguém tivesse olhando me assustou um pouco. O importante dessa noite foi falar em inglês e aceitar que salsa eh bem agradável.

Na escola descobri que as pessoas acham que o continente "America" sao 3. Eles nao entendem que é um continente americano com suas divisoes, eles acham que sao 3 separados. Ou seja na cabeca deles sao 7 continentes no mundo! E nao, nao adianta vc ser desse continente e dizer que eles estao errados, eles te olham como se nao acreditassem. Em compensacao aprendi que as ilhas do pacifico (ta, ja foi demais descobrir as ilhas do pacifico, eu sempre achei q todas essas ilhas paradisiacas do mundo ficassem ma america central) sao consideradas Oceania. Mas alguns chamam a Oceania de Australia, portanto, a Nova Zelandia e as ilhas seriam o que? Pedacos de terra largados no oceano, sem identidade?

Bom, o importante é que sem perceber estou aqui, aprendendo graaaandes licoes.

bjo