domingo, 1 de março de 2009

Insights





Sabado, 9h00am estava eu e mais 30 pessoas – 90% brasileiros - ouvindo um australiano vomitar milhares de palavras para recebermos a permissão de trabalho com bebida alcoólica. Vc so precisa saber duas coisas: não servir bebida pra menor e não servir bebida pra pessoas que estejam nitidamente alteradas (bebida ou droga). Caso isso aconteça vc pode perder sua licença e pagar uma fiança que chega no maximo a 11.000,00. Facil não é? O difícil é passar 6 horas ouvindo isso num sábado de sol. Mas agora eu posso trabalhar em qualquer lugar que venda bebida.
Sai pra bater perna, precisava ficar feliz e comprei uma chapinha barata. A única coisa realmente bacana (alem da chapinha de 25,00) foi ver um japonês na frente do shopping tocando violino. Foi lindo, e o melhor: qdo eu estava clicando ele começou a tocar Fascinacao. Ahhh, é a musica de casamento dos meus pais, foi emocionante.
Vim pra casa e me perdi no tempo, esqueci q tinha combinado de conhecer mais um amigo de amigo. A pessoa em questão me ligou e la fui eu correndo pro outro lado da cidade, de balsa – como sempre um passeio delicioso.
Chegando em Manly fui pra casa do namorado da Camila, um ap lindo, haviam brasileiros, um frances e um australiano que fala português. Bom, conheci outra categoria de brasileiros, na verdade os mais famosos por aqui: o pessoal da bagunça. Estavam todos bêbados quando eu cheguei, escutavam pagode em casa e dançavam. De repente mais tequila, e eu pensei: nem que eu lute muito vou conseguir chegar num nível próximo da galera. Apesar de ter sido muito bem recebida e todos serem ótimos, eu queria voltar pra minha cama, mas não havia transporte. Então o jeito foi ficar no sofá.
Amanheceu e eu com cólica, azeda e com dor de cabeça sai do ap em silencio pra não acordar ninguém. Precisava comer algo e me vi olhando o café da manha de onde? Isso mesmo, macdonalds. Mas resisti bravamente, e resolvi tomar um suco de uma rede famosa por aqui. E adivinha! Era um smoothie, escolhi maracujá com manga. Sabe quando vc não sabe o que ta precisando e de repente vc experimenta algo e percebe que era a única coisa que poderia realmente te trazer felicidade? Pois é, essa foi a segunda coisa boa do findi, meu smoothie que levei pra balsa de volta pra casa.
Com muito esforço cheguei me arrastando na republica (Home a partir de hoje) e encontrei minha tia no MSN, estava cansada, com ressaca (não, a cerveja daqui não vale a pena a ressaca por menor que seja) e com cólica, e minha tia pergunta: como vc ta linda? E la foram uns 10 minutos de muito choro. Terceira coisa boa do findi, ter vazado um pouco. Eu realmente precisava. Com isso me forcei a panguar, so sai do quarto pra fumar, passei o dia enfiado no meu atual cantinho. E viva minha roomate que trabalha muito e me deixa a vontade o dia todo.

Tenho pensado muito, afinal é o que resta. Eu sempre gostei de ficar comigo mesma, mas tenho me cansado dessa companhia. Eu ate treino pensar em inglês (sim, eu penso em forma de dialogo, eu e eu mesma) mas no fundo eu sempre sei o que quero dizer então.....sera que isso é roubar no jogo? Não sei, mas ainda sim é um exercício.
Daí vc fala pra mim: poxa, vai conhecer gente e fazer amigos. Eu falava isso pra minha prima quando ela já tinha ido viajar e eu não. Então prima: desculpa! Desculpa ter insistido tanto. Como eu te entendo hoje!
Eu não sei se é uma coisa de virginiano, de gente mimada ou se coincidentemente sou apenas eu e a prima, mas é simples assim: EU NÃO QUERO FAZER AMIGOS.
Nada contra, mas quem me conhece sabe que eu não levo nego pra casa logo de cara. Meus amigos estão comigo há uns 10 anos, os mais novos são normalmente de trabalho pois ficamos mto tempo vivendo as mesmas coisas juntos ou os amigos de amigos, que eu levo uns 2 encontros pra ficar realmente interessada.
Aqui eu conheço dois tipos de pessoas: amigos de amigos do brasil, que sem a presença do amigo em comum fica bem distante e talvez um pouco forcado. E os colegas internacionais. Bom, no final o papo é SEMPRE o mesmo: de onde vc é? Há qto tempo esta aqui? Vai ficar por qto tempo? Pq esta aqui? Pq escolheu aqui? O q vc faz alem de estudar? Acabou! É so isso que me interessa, eu não conheço essas pessoas, o que mais vou querer saber? A gente tem afinidade por identificação, e o que tenho com essa pessoa alem dessas perguntas? Se o individuo for brasileiro as frases são longas e talvez resulte em alguma coisa mais pessoal, se for internacional são curtas, afinal, vc demora tanto pra pensar em algo melhor que “The book is on the table” que o melhor é ficar naquele sorriso de cumplicidade.
Então preciso dizer em voz alta pois admitir ajuda no processo de mudança: eu tenho preguiça de fazer novos amigos. Quem sabe eu me começo a me interessar mais pelas pessoas.


Lição da semana:

1 - quando vc deseja muito uma coisa, vá com calma ao alcançar pois poderá se ferir – eu finalmente comprei o alicate e ferrei meu dedão do pé. Ele ta doendo mais do que doeria em casa;
2 – abra mao de um velho habito, escute sua razão, ela saberá interpretar melhor sua necessidade – ter escolhido as frutas do smoothie ao macdonalds, boa decisão.

Missao da proxima semana:
1 - montar um cv voltado para subemprego em ingles
2 - escrever os textos do blog em ingles (nao vou publicar), o bebe falou que ficar mto ligada ao portugues pode me prejudicar, entao pra balancear vou montar esses textos em ingles tbem.


Bjo.

4 comentários:

  1. bom, vc ja entendeu o que eu sentia no começo.. agora só falta eu entender o que é o tal do paguar.. da pra explicar????

    ResponderExcluir
  2. Vamos lá, já que ela não explica. Panguar no vocabulário de Juliana: HIBERNAR, ficar deitada como urso o dia inteiro, sem fazer nada além de ver TV, comer, cochilar ocasionalmente. A idéia principal consiste em não sair do pijama.

    Ju, o Rafa tá certo...para de pensar tanto em português....

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ok, atrasado de novo, mas vamos lá:

    1 - não é normal construir estes diálogos idiotas do tipo eu comigo mesmo mostrando pra mim como eu sou inteligente e complicado além de sempre saber o que eu vou responder pra mim???? Eu também faço isso!!!

    2 - Eu estava lendo seu post assistindo ao acústico do Alejandro Sanz (não ri!) e estava tocando "Cuando nadie me ve". Fui obrigado a queimar um cigarro.

    3 - É muito melhor ler sobre o seu dia ruim tendo lido antes que o dia posterior foi bom. Dá uma sensação de que tudo se resolve. E se resolve mesmo!

    4 - Escreve em inglês mesmo, mas publica, acho que vai ser um exercício interessante e engraçado pra todo mundo.

    5 - bjs!

    ResponderExcluir