
Quando as pessoas falam em morar fora do pais o que mais escutamos é: "vai ser ótimo, é bom pra abrir a cabeça". Muitos sabem que eu nao gosto dessa frase, e por mais que ela seja verdadeira eu faço comparações absurdas na minha cabeça para justificar minha indiferença frente a uma argumentação clichê que nao gosto simplesmente por traços da minha imaturidade. Exemplificando, "eu moro da 2 º cidade mais populosa do mundo segundo pesquisa de set/2008, minha cabeca ja é arregaçada.' ou "desde qdo limpar chao de estrangeiro faz a gente abrir a cabeca?". Como expliquei frase acima, sao pensamentos completamente imaturos e assim reconhecidos pela minha pessoa.
Imaturidades a parte, tem uma coisa q a Camila me falou uma vez que estou vivenciando com fascinio: "Ju, vc vai ver que o mundo é muito maior que vc pensa". Eu sei q vc esta pensando: 'Ah, eu sei q ele é grande, eu tenho um Atlas!'. Eu tbem pensava isso ja que vivo em Sao Paulo, essa megalopole de um pais extremamente miscigenado. Bom, o que ta sendo novo aqui é descobrir que partes do mapa mundi nao é só um desenho num livro da escola, nao é uma historia sobre a irma da vizinha da sua tia que foi la uma vez. As pessoas nativas ou residentes visitam Cingapura (fala a verdade, exceto pelos predios do Maluf, vc realmente sabe onde fica Cingapura???), China, Tailandai (aqui é tao comum que se fala apenas Thai) e alguns sonham em conhecer a Korea.
Os Americanos são ligeiramente desprezados, nada em especial, mesmo pq a tv tem programacao basicamente de enlatados americanos, o que se sente aqui é que eles gostam de deixar muito claro que americano é só um mais um pais perdido nesse mundao - eles tem muita consciencia que tudo daqui é longe, depois que vc achar cingapura no google de uma olhada real na aus, aqui é um ilha longe de tudo - as comparacoes sao normalmente feitas por conta da lingua apenas (diferencas linguisticas), e claro q Hollywood é sempre Hollywood. Temos MAc Donalds, PIzza Hut e KFC, mas o Burguer King virou Hangry Jack (sabemos pq os sanduiches chamam woopher!), acho que cansaram de estabelecimentos batizados pelo Tio Sam em algum momento.
Sobre a Europa eu tenho a sensacao que existe uma linha de separacao: Paises latinos, leste europeu (que, por eliminacao, sao os paises q nao sao latinos e arredores) e claro, a mae Britanica. Como todo filho adolescente (a AUS é mais nova que a gente) a mae sofre um certo desdem. Tambem é usada como forma de comparacao pela lingua, e só. (e confesso que os britanicos daqui sao LIIIINDOS).
Que fique claro que nao existe preconceito à nenhum pais por aqui, muito pelo contrario, continuo nao sabendo quem é australiano ou qual é a carinha deles, é um samba do crioulo doido, e é sabido o quanto todos movimentam a economia e sao bem vindos. Mas é interessante estar num pais tao novo que nao idolatra completamente a cultura americana ou qualquer outra tida como primeiro mundo.
Com essa mistura toda percebemos os olhares de outras culturas com relacao a nossa, e comecamos a percebe-los tambem. Hoje notei que minha sala de aula parece o filme The Ring (original do de O Chamado), sentamos em semi circulo e eu so vejo ver oriental de todos os tipos. Aos poucos sacamos alguns detalhes q fazem diferenca:
- Koreno, claro que nao tenho o menor conflito em reconhecer e entender. Mas a similaridade deles é o nariz achatadinho;
- Tailandes, eles tem nome engracado como ja falei anteriormente, sao meio "abobados" comparado a nossa cultura pq tao sempre rindo sem motivo, e confesso que sao meio....oleosos e palidos;
- Japoneses, sao os mais modernos e tbem os mais bonitos na minha opiniao, sei que é japa pq o aspecto geral é mais agradavel aos meus olhos, acredito que seja o nariz novamente, é mais ipinadinho.
- Indiano, depois de mta analise entendi a cor deles, parece pao queimado. Sabe quando vc quer pao torrado e queima algumas partes de forma aleatoria? eles sao assim, tem partes da pele mais escuras que as outras, e eles nao sao negros, é cor de pao torrado mesmo.
- Brasileiros, sao considerados os bagunceiros, barulhentos, mas em geral todos recebem bem pq dizem que somos muito bem humorados, animados.
- Chilenos sao bonitos, peruanos sao feios, isso continua igual.
- Britanicos, ate agora, sao os bonitoes.
- Latinos europeus vc ve pouquissimo pq eles so veem a passeio, entao sao especies encontradas apenas perto do mar
- AUS eu confundo com Irish (pq nao entendo nenhum deles falando) e Britanicos pelos tracos, mas esses ainda acho mais facil de compreender.
Dentro dessa analise toda o mais interessante foi ouvir da mocinha koreana da minha sala: 'eu nao sei diferenciar o pessoal da europa, sao todos iguais pra mim.' Ironico!

bjo
hahahahahahahahahahahahahahaha
ResponderExcluirFala pra moça da korea que virei fan dela! rs