
Foi tomar a decisao de estar de férias, que no primeiro dia que iria colocar a idéia em pratica meu celular toca e alguém fala um inglês péssimo do outro lado da linha. Apavorada dei o cel pra minha flatmmate que estava no carro comigo. Bom, resumindo, estava eu feliz indo pro shopping com o plano de comprar um moletom e um tênis quando sou chamada pra fazer um teste num rodízio brasileiro. Fiz o teste no sábado e fui chamada pra voltar no domingo para o dia das mães.
O que é trabalhar num restaurante brasileiro ‘no estrangeiro’? Primeiro ponto: todos os garçons falam português, e ninguem nem tenta falar inglês entre si, não importa quem ta do lado. Vc fala em português na mesa do cliente australiano, achei uma falta de educação, e qdo to na mesa não to nem ai, vou falar em inglês, quem quiser que me ache arrogante. Odeio ir no chinês e ver o povo falando outra língua quando me servem fica claro que estão falando mal de mim. Pensando bem, se eu so falo português com o staff, so tem comida e musica brasileira e de vez em quando falo em inglês com um cliente ( aquelas frases prontas: would you like something to drink?), é o mesmo que ser garçonete numa cidade turística no BRASIL!
É uma verdadeira zona, vc faz o que da pra fazer. Faz pedido, limpa a mesa, arruma a mesa, serve bebida, serve carne, serve abacaxi no espeto e começa de novo: limpa a mesa, arruma a mesa, serve....
Determinado momento sai uma mulata e dois homens caracterizados com ela segurando um tambor. Eles batem no tambor, ela samba com a roupa de mulata. Daí eles largam o tambor e fazem aquela algazarra com ela, saltam, fazem cambalhotas e tiram as pessoas pra dançar. O restaurante para! As pessoas na rua param pra ficar olhando. Eles saem de cena e voltam com uma roupa e musica de lambada. Tudo se repete. No domingo como fiz jornada dupla vi o show duas vezes. Ah, a mulata lindíssima é colombiana.
A comida é boa, tem pratos brasileiros como feijoada e moqueca, mas nesse domingo so servimos o rodízio. Cada pessoa paga 38,50 e recebe na sua mesa arroz, vinagrete, maionese, salada e um tiquinho de mandioca frita e banana frita. Daí começam a rodas as carnes, frutos do mar, pão de alho, queijinho e de sobremesa abacaxi.
A musica de fundo é Skank, jota quest, capital inicial, mas teve um momento que ouvi: chupa que é de uva. Eu queria cantar alto porque adoro essa poesia da nossa musica popular brasileira, mas mantive-me quieta, os brasileiros ficaram felizes quando mudaram pro rappa.
É interessante vc saber dos bastidores de um restaurante desse tipo, eu posso servir carne e corta-la do espeto pro prato do gringo. Vinho pra recomendar? O primeiro que eu ler, claro. Café fraco? É qualquer um que eu achar que é fraco, pq aqui todos são fracos msm.
Os donos são eslovacos pelos sotaque, isso sim é engraçado. Cerveja brasileira é uma que nunca vi mais feia e mais colorida na vida. Tem água de coco na lata....com gosto de lata.
Como foi dia das mães tinham muitas crianças correndo e sujando a mesa, mas tudo bem, eles podem.
Foi bom, foi interessante saber que uma das donas odeia estar la, lembrei de quando eu ficava no restaurante da minha mãe e tbem não gostava, mas confesso, pro garçom é mais animado, e na hora de embora vc não sem preocupa se vai estar pronto ou limpo pro dia seguinte, cada faz o seu e tchau.
Ironicamente nos compraram pizza no break (as 5 da tarde), como não tinha pra todo mundo o grupo 2 pode pegar comida, e eu fiz parte do grupo 2, portando: EU COMI FEIJAO DE FEIJOADAAAAAA!!!!! COM FAROFAAAAA!!!!
Terminei meu shift e fui chamada pra sexta e sábado estar la novamente. Fiquei feliz, agora tenho um bico na sexta e no sábado, mas no sábado eu já tinha no estádio, e agora estou aqui me perguntando o q vale mais a pena: rodízio com ótimo ambiente, musiquinha brasileira e uma provável freqüência? Ou o dobro do cansaço absurdo que já sinto no rodizio , sem freqüência nenhuma, mas onde 1 dia de trabalho compensa 4 na churrascaria?
Ah, essas duvidas de férias....
vai no estadio..compensa mais
ResponderExcluirVAI FALAR INGLES!!!!!
ResponderExcluirPS..AMO esse blog!
ResponderExcluirmano, vai pro estádio pra não ouvir jota quest!
ResponderExcluiroras!
optemo post.. hilario...
bjobjo
around
Fica nos dois! Avisa na churrascaria que vc vai precisar de 1 sábado por mÊs pra ir por Estádio. E compra um tampão pra não ouvir nenhuma das musicas. E manda um beijo pro pessoal da eslováquia, tão íntimo meu...rs
ResponderExcluirBeijo