Aos poucos a gente se acostuma. Acostuma-se com o clima de onde se mora, e com aquele que vc vai visitar. Acostuma-se a chegar em casa e falar hello pra um monte de gente que não tem a menor empatia com vc, e acostuma-se a entrar em casa e não ter nem um peixe pra fingir que cumprimentou.
Acostuma-se a não entender o que as pessoas falam e quando escuta alguém falando sua língua ou fica curioso pra saber da vida alheia, ou se sente entediado.
Como diria Clarice Lispector o ser humano acostuma-se ate com o que é ruim. Sempre considerei essa declarao um absurdo pois entendia que nesse contexto 'acostumar-se' era sinonimo de acomodação. Mas como a vida adora me fazer mudar de idéia, estou tendo a chance fantástica de pagar a língua (caso não tenha sido obvio é um dos meus dutys aqui, inclusive esta entre os top 3 da lista).
Percebo aos poucos que acostumar-se nada mais é que aprender. Vc aprende a mudar sua vida , seus hábitos e rotina, mais facilmente por falta de alternativa que por vontade própria.
Vamos a alguns exemplos.
QUINTA resolvi sair com amigos, na falta de poder impor sua vontade, fui na vontade geral: salsa! Tentei ate entrar em contato com o Dan em SP, queria me desculpar pq ir na salsa sem ele é uma forma de traição, mas como não tinha a ‘cornetinha’ pra me irritar foi bem gostoso. Fui embora quando os mais próximos da minha casa foram tbem, ou seja, mais uma vez fazendo algo necessário, não por vontade. Nesse momento vc se acostuma q parte do seu livre arbítrio esta atrelado ao livre arbítrio alheio. O pessoal mto solicito aguardou o ônibus comigo pra voltarmos, mas pedi q fossem antes de perder o segundo bus q levava-os pra suas casas. Aguardei mais um pouco o meu. Foi um total de uma hora aguardando o ônibus na frente do parque de madrugada. Qdo cheguei ainda andei ate em casa. Acostumei ao fato que preciso do (maldito) do ônibus e seus motoristas ranzinzas .
SEXTA fui trabalhar. ARREGUEI! Briefing passado resolvi falar pra coordenadora que não estava preparada pra atender no caixa, já que não tinha entendido o briefing, o nome do q tínhamos pra servir e não sabia mexer na maquina. Mas não tive opção, era la ou não era. Fiquei. Digitei o caixa errado, fechava o caixa sem dar troco, errei o troco. Confesso que apesar da minha boa vontade eu fui um fiasco (mas rindo). Fiasco cansado e tendo afanado um final de garrafa de vinho voltei pra casa. Ônibus, chuva. É interessante como sempre chove nas piores horas, acredito que seja as lagrimas de gargalhada dos deuses, eu consigo quase que ver alguém me olhando e chorando de rir da minha cara quando saio do trem e vejo a chuva. Aprendi que quando vc chega no seu limite de cansaço e fracasso, fique tranqüilo pq a chuva ainda vai te molhar.
SABADO o dia tava lindo, deixei os deveres de casa estagnados e deitei na praia pra ler meu livro (muito bom). A noite fui num jantar, pago pela aniversariante pois eu não tinha como ir sem dinheiro, e ela fez tanta questão q ela e o namorado entraram em acordo financeiro pra eu ir. Olha a pessoa aprendendo mais uma grande lição, quando uma amiga me disser:’ju, não tenho dinheiro’, eu vou aceitar pois qdo alguém se oferece pra pagar vc não sabe pra onde correr. Foi bacana, o lugar é bonito, msm que o motorista do ônibus tenha me deixado 4 pontos a frente. Aprendi que aceitar quando alguém quer pagar pra vc nao é uma opção.
DOMINGO o dia estava incrivelmente lindo e ensolarado. E minha idéia era: que dia fantástico pra lavar roupa. Nesse momento tive uma epifania quanto acostumar-se. O que eu me tornei? Eu não pensei: que saco tenho q lavar a roupa, eu pensei: que dia fantástico pra lavar a roupa pq vai secar rápido. Se todo o meu prédio de 4 aptos não tivesse pensado o mesmo eu teria feito e cheia de alegria!!!! Com o varal lotado eu fui enfrentar meu primeiro dever na casa nova: limpar o banheiro. Preciso dizer que isso é mto complexo pra um virginiano. Eu não conseguia parar de limpar os rejuntes com produto especial, ao final tava td esfregadinho, babando lodo e eu não sabia como enxaguar aquilo tudo. Pra compensar coloquei pra ouvir samba de rainha (maravilhoso), fiquei pensando o quanto os vizinhos não me xingaram com a musica latina no ultimo volume.
Qdo vc pensa q todo o trabalho esta acabado é hora de fazer o almoço.
Recebi algumas visitas e fiz todo mundo chegar o banheiro!!!
Não sei se me acostumei, se aprendi, ou se simplesmente mudei minha visão e sentimento do que é 'morar’, mas uma coisa tenho certeza: eu apoio o sindicado das empregadas do brasil. (e daqui!)
Di vorta
Há 11 anos
Tá vendo como a gente aprende com absolutamente tudo na vida. Olha quanta coisa vc vai saber quando voltar....rs. Até lavando roupa vc esta!!
ResponderExcluirTa vendo prima... agora vc me entende quando falava da saudade da Estelita ne..kkk
ResponderExcluirMenina, eu simplesmente DETESTO lavar banheiro, acho que ele tinha que ser auto-limpante. pior é quando vc se acostuma a lavar a louça logo depois que toma café, ai quando a cozinha está um brinco de limpa, vc se lembra que tem que fazer o almoço...